Submarino.com.br
Ipsis Litteris Rotating Header Image

Pessoas de Guerreiro

Se o leitor – o possível leitor – clicar na categoria fotografia vai-se deparar com trabalhos de Bob Gruen, Richard Avedon, René Burri, Horacio Coppola, Philippe Halsman, William Claxton e muitos outros. Poucos brasileiros – Carlos Antolini e Evandro Teixeira, e só e somente. Para os nacionalistas de plantão, aí vai um nome: Antonio Guerreiro, fotógrafo cujo arquivo pessoal (ou parte dele) está exposto em seu excelente blog , apresentado a mim há poucos dias, por um amigo que afirma: “(…) nada como reconhecer os personagens das fotos. Tudo parece muito mais verdadeiro.” Discordo dele, mas esse não é o ponto da postagem. Eis o que Antonio Guerreiro é (e foi) capaz de fazer com “seus” personagens:

Regina Rosemburgo

Betty Faria

Alcione Mazzeo

Tarso de Castro

Hermeto Paschoal

Dina Sfat

Tonia Carreiro

Nelson Rodrigues

Arthur Moreira Lima

 

Regina Duarte

Maysa

Marieta Severo & Chico Buarque

Tim Maia

E, possivelmente, uma das mais belas mulheres do mundo (em sua época):

Vera Fischer

Há muito mais para ser visto e admirado. Fotos de “moda”, capas de disco e de revistas, homenagens. Quer saber se há paisagem? Há melhor paisagem que o ser humano?

25 Comentários on “Pessoas de Guerreiro”

  1. #1 Lauro César
    on Jun 17th, 2009 at 7:13 pm

    Concordo com seu amigo, quando (re)conhecemos os fotografados, parece que as coisas ficam mais verdadeiras, mais domésticas. Lindas as fotos, e a do Hermeto é especial. O despojamento dele combina com aquestão de ser a única foto colorida que vc escolheu…vou dar uma chegada no blog do homem. Abraços, Grijó, e parabéns pelo espaço para a fotografia.
    Lauro

    Reply

  2. #2 Tálib
    on Jun 17th, 2009 at 8:20 pm

    Aprendendo cada vez mais por aqui. Ainda mais quando é um assunto em que sou completamente ignorante.
    Duas fotografias me chamaram a atenção. 1ª Arthur Moreira Lima: a beleza da fotografia falseia o som que saem daquelas mãos. Salvo raras peças, Arthur Moreira Lima é – na minha opinião – no máximo, mediano. Mas a fotografia das mãos dele realmente me lembram as pinturas das mãos de Chopin, que tenho na página de introdução do livro de Estudos do compositor, da edição de Ignacy Paderewski, seu compatriota.
    2ª Vera Fischer – a fotografia a deixou mais feia. Vera Fischer é uma das mulheres que, à medida que o tempo passa, melhora. Nunca vi igual! Vera é uma….bom, não vou usar a palavra, afinal de contas estou num blog público.
    Em compensação Maysa….o que tinha de voz bonita e de boa compositora…deixa pra lá…Deus não dá asa a cobra.

    Reply

  3. #3 Elias Busatto
    on Jun 17th, 2009 at 8:56 pm

    Desculpe a sinceridade (que nunca deve pedir desculpas, né?), mas dizer que Arthur M. Lima é mediano é desconhecer o trabalho dele diante das obras (de difícil apreensão e execução) de Ernesto Nazareth. Até sei que a postagem é sobre fotografia (surpreendente a foto de Hermeto e muito bela a Betty Faria, tinha quantois anos, uns 30?), mas não resisti ao comentário do colega acima, soltando bile em cima de um dos maiores pianistas populares que esse país já conheceu. (E.B.)

    Reply

    grijo Reply:

    Acredito que Betty Faria tivesse entre 30 e 35 anos, Elias. E sem photoshop, o que é mais importante.

    Reply

    Tálib Reply:

    Tenho que reconhecer que o colega teve um momento ótimo de sarcasmo. Adorei a expressão “soltar bile” ahahahahahahaha.
    Voltando ao assunto, acho que você está mantendo o senso de humor quando diz que as obras de Nazareth são de difícil execução. Por favor, diga que brincou.
    Com todo o respeito que tenho por Nazareth, mas ele é muito repetitivo e cansativo até. Brejeiro, Odeon, Improviso, Escorregando…haja paciência!!!! Qualquer aluno mediano já toca isso.
    Acredito que, se você teceu esse tipo de comentário – insisto – ou foi por deboche ou (no que prefiro não acreditar) por puro desconhecimento.
    Lorenzo Fernandez, Alberto Nepomuceno, Hekel Tavares, Marlos Nobre, Anacleto de Medeiros são alguns dos diversos exemplos de compositores infinitamente superiores a Nazareth. Quanto aos pianistas….olha, sinceramente, vou citar só duas: Magdalena Tagliaferro e Guiomar Novaes. Se você ainda achar Arthur Moreira Lima o máximo, desisto.
    Não vou mais falar, porque o tópico é de fotografia.
    Um abraço

    Reply

  4. #4 everaldoygor
    on Jun 17th, 2009 at 10:10 pm

    Olá!
    Grande missivista Grijó, coloco em sua missiva o genial – Walter Firmo, segue para sua apreciação seu URL :
    http://www.walterfirmo.com.br/
    No google – nas imagens podemos observar boas fotos…
    Por aqui, vou navegar – ou melhor observar toda essa fotografia por ai, e ainda encontrar algumas pessoas…
    Abraços…
    Everaldo Ygor
    Saudações!

    Reply

    grijo Reply:

    Valeu, Everaldo.
    WF é excelente. Conheço aquele livro dele sobre o Rio de Janeiro. Uma beleza.
    Abraço.

    Reply

  5. #5 melke
    on Jun 18th, 2009 at 7:39 pm

    ótimas fotos, quase todas parecem tao espontâneas. A do Tim foi uma das preferidas e a Regina Duarte tava linda jovem.

    Reply

  6. #6 Paco
    on Jun 18th, 2009 at 7:47 pm

    Boas fotos, que aliás ele nem precisa de muito manuseio porque os modelos ajudam. Caraca! Vera Fischer era uma coisa, não? Será que o Antonio Guerreiro não tem um livro com essas fotos? Por que colocar em blog? Bem, deve ter os motivos dele…gostei tb muito da foto do Chico com Marieta…espontânea e bela. Forte abraço, Grijó.

    Reply

    grijo Reply:

    Não sei, Paco. Talvez não tenha interesse e preferiu utilizar uma ferramenta mais eficaz: divulgar o trabalho virtualmente pode ser uma boa. Mas vc pode ir lá no blog e perguntar diretamente a ele. É interessante. Vale checar.
    Abraço.

    Reply

  7. #7 Inez
    on Jun 18th, 2009 at 8:12 pm

    Antonio Guerreiro é um fotografo muito respeitado, principalmente entre as celebridades, ela já fez fotos maravilhosas de muita gente.

    Reply

    grijo Reply:

    E muitas delas estão no blog dele, Inez. Cada uma melhor que a outra.

    Reply

  8. #8 matyah
    on Jun 18th, 2009 at 8:54 pm

    Vera Fischer… Sério?

    Reply

    grijo Reply:

    Seriíssimo.

    Reply

  9. #9 Everaldo Dumas
    on Jun 18th, 2009 at 10:14 pm

    Sei que seu sítio é meio contra baixar essas coisas, mas se o professor me permitir, apresento o link para que o sr. Tálib ouça o grande Arthur Moreira Lima interpretando Ernesto Nazareth sem precisar gastar:

    http://www.mp3mp4mp5players.net/arthur-moreira-lima-interpreta-ernesto-nazareth.html

    Reply

    Tálib Reply:

    Oi Everaldo, boa noite! Pode me chamar só de Tálib, pois tenho 33 anos.
    Agradeço o link, mas não vou visitar. Já o vi tocando ao vivo e me arrependi. Além de me confirmar se tratar de um pianista – no máximo – mediano, ele faz careta demais para tocar…uma agonia sem fim! E, mal mal, toca Nazareth. Apanhei-te, Cavaquinho; Tenebroso…ufa! Há quem agüente ouvir mais de uma vez…
    Agora, não sabia que Arthur Moreira Lima engordou. Vc disse que ele está grande???

    Reply

  10. #10 Everaldo Dumas
    on Jun 19th, 2009 at 8:00 pm

    Pois acho que devias, Sr. Tálib, ouvir as gravações. Tem valsa, tango, lundu, mazurca, polka, um universo bem menos limitado do que esse que o senhor insinua. Ernesto Nazareth é muito mais do que Apanhei-te Cavaquinho. Poucos compositores da sua época diversificaram a rítmica tanto quanto ele. Aconselho o senhor a ouvir antes de fazer afirmações tão irônicas. Sugestão: Bambino, Quebradinha, Plangente e a valsa Eponina.
    Saudações.

    Reply

    Tálib Reply:

    Fui irônico? Desculpe, não foi essa a intenção.
    Novamente, não vou ouvir, ainda mais gravado por quem.
    Coleciono as partituras de todos os compositores brasileiros que consigo.
    Tenho a coleção para piano (partituras) toda de Ernest Nazareth (pelas Editoras Vitale e Arthur Napoleão) e não mudo um milímetro da minha opinião.
    Ernesto Nazareth é um bom compositor, porém muito aquém de muitos brasileiros. Arthur Moreira Lima continua sendo mediano – no máximo.
    O que está faltando é maior conhecimento para continuarmos o debate. Aliás, num tópico que não é de música.

    Reply

  11. #11 andrea
    on Jun 19th, 2009 at 8:26 pm

    guerreiro em pessoas!
    lindo, lindo!
    puta fotógrafo!
    prazer imenso em conhecer.
    obrigada!

    Reply

  12. #12 Paula Maria
    on Jun 20th, 2009 at 3:43 pm

    De fotografia, o que mais admiro são os retratos. Ainda ensaio bastante pra um dia fazer bonito assim. Quem sabe não tiro um retrato d’ocê?

    Saudades, igrejinha.
    beijos

    Reply

  13. #13 Everaldo Dumas
    on Jun 21st, 2009 at 12:40 am

    Falou e disse. Afirmar, sem argumentar, que Arthur moreira Lima é um artista mediano é um sintoma que está faltando maior conhecimento pra continuarmos o debate. Falar que um sujeito é bom ou ruim sem justificar é fácil e cômodo.

    Reply

    Tálib Reply:

    Não vou atrapalhar o blog do Grijó que o tópico é de fotografia.
    Já te dei exemplos acima. Se vc estivesse há mais tempo, veria o tópico do relativismo. É a questão: vc não conhece e afirma que é bom. Só para vc ter uma ideia: Guimar Novaes está para Elizeth como Arthur está para Ivete. Justificar?? Quem só toca Ernesto Nazareth e, mal tocado, precisa de ser justificado para pior? Não bato em cachorro morto amigo!

    Reply

  14. #14 Tálib
    on Jun 21st, 2009 at 8:43 am

    Em tempo: terei prazer em discutir em outro tópico. Neste, perdeu o sentido.

    Reply

  15. #15 grijo
    on Jun 21st, 2009 at 1:16 pm

    Cavalheiros (Tálib e Everaldo), tenho por princípio deixar a coisa fluir até porque, dentro de alguns parâmetros particulares, este blog é democrático. Não totalmente porque eu “modero” os comentários indesejáveis, supérfluos e inadequados.

    Sintam-se sempre à vontade para discutir os temas propostos nas postagens – ou até fora delas. Gosto disso até porque, em geral, aprendo muito. E agradeço a vcs dois por manterem o nível da discussão.

    Abraços e desculpem-me a intromissão.

    Reply

    Tálib Reply:

    Oi Grijó,
    Agradeço a vc e ao Everaldo, pois sempre é bom termos opiniões divergentes para discutirmos e aprendermos uns com os outros.
    Só não continuo a discussão por aqui, pois o tópico é de fotografia, mas o papo acabou (por culpa minha no primeiro comentário) tomando outro rumo.
    Se, no futuro, houver um tópico apropriado, recomeçamos a discussão.
    Muito obrigado mais uma vez pela sua – sempre conveniente – intervenção

    Reply

Deixe um comentário