Recebi um mail de um amigo - para quem o presidente Lula é Satã encarnado - no qual se denunciavam atrocidades atribuídas à ex-terrorista de esquerda Dilma Roussef, possível candidata do governo nas eleições do próximo ano. Pode ser blablablá, mas pode ser verdade: o tempo dirá. Coincidentemente, visitando o ótimo blog do meu amigo Milton Ribeiro, deparei-me com uma postagem referente ao tenebroso passado de Boris Casoy - sim, o mesmo jornalista que distribuiu ofensas aos garis e depois pediu desculpas, como se isso fosse suficiente.
Um outro blog, o Cloaca News, também citado por Milton, resgata, a partir de notícias verdadeiras, impressas em veículos acima de qualquer suspeita, as suspeitíssimas atitudes desse ícone do jornalismo, cujo bordão - “É uma vergonha!” - tornou-se sinônimo de honestidade e indignação. Seu passado compromete, Boris!

E para quem não sabe o que vem a ser CCC - o Comando de Caça aos Comunistas.








on Jan 11th, 2010 at 6:18 pm
Eu acho Boris Casoy um lixo. Indignação é ouvir as notícias que ele passa com aqueles comentários ridículos e antiquados, mais do que se possa imaginar.
Como descendente de libaneses que sou, fico me perguntando como pode um jornalista - da origem que seja - ser parcial. Boris Casoy, mesmo sendo judeu, teria que ser imparcial nas suas notícias do Oriente Médio. Mas não é e nunca foi.
Me lembro o dia em que esse sionista de marca maior deu uma notícia falando que os problemas do Oriente Médio ocorrem porque Israel é a única democracia da região.
Prova irrefutável de sua parcialidade e, pior que isso, sua pouca informação acerca do que lá ocorre. Mal sabe o infeliz que nunca árabes e judeus tiveram problemas até que se começasse o terrorismo (para quem nunca soube o terrorismo começou por lá). De que terrorismo falo eu? Ben Gurion, Chaim Weizmann, Menachem Begin e compania. Com seus grupos terroristas Igurn, Stern e por aí se vai.
Infelizmente, isso não é publicado, pois não há interesse em se revelar a verdade, porque a imprensa e os bancos estão nas mesmas mãos sionista.
Pois é, Boris, sua falta de conhecimento do assunto e sua parcialidade é que são, de fato, uma vergonha!
[Reply]
grijo Reply:
January 11th, 2010 at 9:08 pm
Típico, Tálib.
E não se esqueça de que boa parte da mídia mundial é controlada por judeus.
[Reply]
Tálib Reply:
January 11th, 2010 at 9:51 pm
Lógico Grijó,
E só entram aqueles que seguem a cartilha, obviamente. Felizmente a internet veio minimizar um pouco o controle mental de rádios e televisões.
O Ipsis é um belo exemplo!
[Reply]
on Jan 11th, 2010 at 7:09 pm
Li a reportagem. É uma vergonha!!!
[Reply]
on Jan 11th, 2010 at 8:02 pm
Também escrevi sobre o assunto, Grijó - http://migre.me/g9Qg - Fiquei indignado com esse episódio protagonizado pelo Boris Casoy. Quanta hipocrisia, desse cidadão. Fui ao blog do Miton Ribeiro e vi as fotos da revista O Cruzeiro, importante fonte. O que dizer? “É uma vergonha!”
[Reply]
grijo Reply:
January 11th, 2010 at 9:07 pm
Isso já nem me surpreende tanto, Ed, embora me indigne quando um sujeito desses posa de baluarte da justiça, da serenidade e do bom senso. E me indigna mais ainda quando a tropa de choque tenta pôr panos quentíssimos para abafar uma informação que somente consegue ser veiculada via web.
Lamentável.
Mas vamos em frente.
(E me lembro do episódio do Ricúpero. Bem lembrado.)
[Reply]
on Jan 11th, 2010 at 11:41 pm
Fica fácil condenar um homem pelo seu passado, sem levar em conta que este mesmo homem já pode ter pago sua dívida e se arrependido do que fez. Mas mesmo assim talvez seja bom considerar o momento em que se caracterizou o CCC. O país passava por turbulências que ninguém sabia onde iam dar, mas claro, havia a invasão comunista, pelas idéias, que prejudicariam o crescimento do Brasil, como aconteceu com todos os países que adotaram o “comunismo”. Será que Boris Casoy, na época, não tinha essa visão de que era preciso salvar a nação? Fica fácil condenar alguém, né?
[Reply]
grijo Reply:
January 12th, 2010 at 9:17 am
Salvar a nação, Heleno?
Salva-se a nação por meio da truculência, da perseguição, da violência crua?
Ok, então.
[Reply]
Tálib Reply:
January 12th, 2010 at 1:06 pm
Quem disse que é só pelo passado?
O passado foi só o início do que se mantém e piora a cada dia que passa.
E, de mais a mais, se a nação precisa de um salvador desta estirpe, prefiro a perdição.
[Reply]
on Jan 12th, 2010 at 12:04 pm
Grijó,
Leio, perplexo, as palavras:
“havia a invasão comunista, pelas idéias, que prejudicariam o crescimento do Brasil, como aconteceu com todos os países que adotaram o “comunismo”. Será que Boris Casoy, na época, não tinha essa visão de que era preciso salvar a nação?”
É, Mr. Grijó, parece que ainda hoje existem pessoas querendo marchar com Deus e a família pela “liberdade”. Mas o revisionismo direitoso, que chama a ditadura militar de “ditabranda” (gostaria de ver o autor desse neologismo infeliz passar apenas duas horas no DOI-CODI ou no Cenimar. Sugiro a leitura do livro “O ministério do silêncio”, um passeio altamente impactante pelos subterrâneos da nossa história recente. Talvez, então, nomes como Rubem Paiva, Vladimir Herzog, Stuart Angel Jones e Carlos Lamarca, entre centenas de outros, possam fazer sentido para o Sr. Heleno. Caso o livro seja um desafio muito cansativo (são quase mil páginas), um clic no mouse, no seguinte link, talvez ajude. ( http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm )
Voltando ao Bóris CCCCasoy, trata-se de uma das mais abjetas e execráveis criaturas regurgitadas pela direita brasileira. Seu desprezo pelo povo, pela imensa maioria dos brasileiros pobres e com pouca educação formal foi muito bem demonstrado naquele seu comentário: não apenas os lixeiros, “os mais baixos na escala do trabalho”, mas qualqur trabalhador menos qalificado é, para aquela criatura repugnante e asquerosa, com aquela sua boquinha nojenta, um ser humano inferior.
Imagine o odio e o preconceito que esse sujeito nutre por Lula, um simples torneiro mecânico que, para infelicidade de alguns “borizinhos” que existem por aí, chegou ao mais importante cargo da nação. Seu governo, apesar dos percalços e de todas as críticas qe possa merecer, é infinitamente melhor que o do pessoal da Sorbonne (que também tem lá seus méritos, mas, no geral, fez uma administração muito aquém do que se espera de alguém com tantos “predicados e superlativos”)
[Reply]
on Jan 12th, 2010 at 12:14 pm
Complementando a frase, que ficou sem sentido:
É, Mr. Grijó, parece que ainda hoje existem pessoas querendo marchar com Deus e a família pela “liberdade”. Mas o revisionismo direitoso, que chama a ditadura militar de “ditabranda” (gostaria de ver o autor desse neologismo infeliz passar apenas duas horas no DOI-CODI ou no Cenimar) assusta. Muita gente compra essa idéia (de que o golpe salvou o país do comunismo), sem tem a menor noção de que o país possuía um governo eleito (João Goulart foi eleito para o cargo, pois na época não havia chapa única de presidente e vice) democraticamente e que chegou ao poder por força da desastrosa renúncia de Jânio Quadros (desastrosa porque pôs o país em uma crise institucional gravíssima, embora seu governo tenha sido pífio).
Abração!
[Reply]
grijo Reply:
January 12th, 2010 at 2:05 pm
Boas e exatas palavras, amigo Érico.
O título da postagem, claro, revela uma ironia: “Até tu?”, como se fosse uma grande surpresa um indivíduo como Boris Casoy ter esse tipo de comportamento em relação aos trabalhadores e ter tido - e por que não continuar a ter? - um relacionamento com o CCC, uma das mais abjetas organizações contra as liberdades individuais de que se tem notícia, no Brasil.
Pensei em escrever sobre o célebre - no mau sentido, naturalmente - ataque aos atores e corpo técnico da peça “Roda Viva”, de C. Buarque, em fins dos 60, mas já se falou e comentou e se repetiu à exaustão esse episódio lastimável. Mas aí é que está. E quantos outros episódios se perderam porque não houve testemunhas contrárias ao CCC?
O IPSIS LITTERIS, apesar de ser um blog “moderado”, permite que todas as opiniões venham à baila, desde que não sejam ofensivas, de baixo calão ou que comprometam o bom andamento das coisas. O Heleno tem direito a afirmar, mas gostaria de saber dele - e ele terá o espaço necessário para isso - o que significa a afirmação de que Boris Casoy pudesse, junto a outros, “salvar a nação”.
Enfim, o espaço existe.
Abraços a todos.
p.s. Quanto ao Governo Lula, apesar de tudo, ainda foi o melhor governo que pude presenciar - e olhe que estou, conscientemente, participando desde Figueiredo. Em 1978, eu tinha 16 anos. Já sabia ver mais ou menos as coisas.
[Reply]
Érico Cordeiro Reply:
January 12th, 2010 at 3:29 pm
Ouso ir mais longe, Grijó,
Tenho 41 anos. Sobrevivi, portanto, a:
Castelo Branco;
Costa e Silva;
Médici;
Geisel:
Figueiredo;
Sarney;
Collor;
Itamar (a bem da verdade, seu governo foi bem razoável);
Dom Fernando I, o Viril (1º e 2º mandatos);
Pois bem: Comparemos todos esses governos com o governo Lula e, ao final, respondam-me qual foi o melhor!
E olha que o governo Lula tem muitos defeitos, sobretudo a composição com setores reacionários da política nacional (os Renans, Collor e Sarney da vida), mas apesar disso ainda foi bem superior aos demais.
É preciso melhorar? Sim - e muito!
É possível melhorar - Sim - e a sociedade civil (não os quartéis, não o CCC, não a grande mídia) é que tem que cobrar e fiscalizar para que isso ocorra.
E mudando de assunto, tem Art Blakey no jazz + bossa! Chega de falar em política (meu espírito DCE se exacerba às vezes - rs, rs, rs).
Abração, meu caro!
[Reply]
on Jan 12th, 2010 at 7:38 pm
Não sabia deste passado de Boris Casoy.
[Reply]
on Jan 13th, 2010 at 12:00 am
Professor, casos como esses me deixam com medo só de pensar na infinidade de sujeiras que nos são omitidas. É revoltante ver como uma entidade que luta pela falada “Liberdade de Expressão ” talvez seja, hoje, a principal responsável pela omissão da informação. Lamentável!
[Reply]
grijo Reply:
January 13th, 2010 at 12:19 am
E não há saída, Rafael.
Blindam, protegem, suavizam. Quando querem, perseguem, sacaneiam, destróem.
A Grande Mídia faz isso. E ainda saem gritando aos ventos que existe “liberdade de expressão”.
ainda bem que há internet.
Abraço.
[Reply]
on Jan 13th, 2010 at 9:51 am
Que pouca vergonha. Eu não sabia desse passado do Boris. Ridículo.
Mas logo quando vi as coisas absurdas que ele disse sobre os garís, logo imaginei que ele era uma vergonha.
Muito bom seu blog, rs.
Beijos
[Reply]
on Jan 13th, 2010 at 10:44 am
e por quê esse senhor não foi despedido até agora?…
o órgão responsável pelos garis deveria acionar judicialmente a emissora de tevê e o apresentador…qualquer trabalho reconhecido pela sociedade é honesto, os garis são cidadãos tão quanto esse senhor.
e como diria um colega meu…se pedido de desculpa fosse o suficiente, não existiria polícia nem poder judiciário…rs
abraçsonoros
[Reply]
grijo Reply:
January 13th, 2010 at 11:09 am
É verdade, Pituco.
Como se desculpar-se fosse sufiiente. Enfim, esperemos o desfecho, porque os garis não se calaram.
Abraço.
[Reply]
on Jan 13th, 2010 at 11:25 am
ah cara, o homem errou, ja pediu desculpas, passou, todos erram, infezlismente as vezes alguns erros deixam marcas,
abraços
[Reply]
on Jan 13th, 2010 at 12:56 pm
Dá até “gosto” ver tamanho preconceito!!! Quer dizer que ser judeu é mais um pecado do Sr. Boris “Kassoy”!
Quando eu citei a expressão “salvar a nação’ apenas retomei um termo que era muito usado durante as décadas de cinquenta e sessenta, porque se considerava uma ameaça comunista a juventude que criticava e buscava alternativas governamentais. Não estou nem dizendo que concordo ou que discordo, mas parece que fui execrado logo de início por não fazer parte desta “panelinha de esquerda” deste blog. Eleitores de Lula? Tudo bem, mas não venham com esses argumentos de que os governos passados foram piores. Não foram não, mas aí já entramos num outro assunto…
Boris Casoy é um homem de bem, que teve a infelicidade de falar mal dos garis. Foi lá e se desculpou. Querem mais o que? Que ele vista um macacão cor de abóbora e vá limpar as ruas tb? Querem que ele compense os garis com grana? Pô, o cara já fez o que tinha de fazer, e o que o departamento jurídico da empresa mandou fazer. Chega, né?
Parabenizo este blog pela oportunidade de dar voz a quem discorda.
Saudações.
Heleno Zorzal
[Reply]
grijo Reply:
January 13th, 2010 at 3:21 pm
Heleno, sinta-se à vontade para manifestar suas opiniões. Como eu disse anteriormente, se não houver ofensas pessoais, o direito à voz será garantido.
Não me recordo de ter havido, por minha parte ou dos que aqui comentam, qualquer tipo de preconceito em relação aos judeus. O que eu disse, e repito, é que eles mantêm parte da mídia mundial sob controle. Estou errado? E até onde sei não há “panelinha de esquerda” neste blog. Esse termo é um tanto anacrônico, não? E quanto a Boris Casoy ser “um homem de bem”, como vc disse, os fatos recentes mostram o contrário. Não só os recentes. Alguns remotos tb.
Abraço.
[Reply]
Tálib Reply:
January 13th, 2010 at 4:38 pm
Velho mal de alguns participantes do blog de logo acusarem de preconceito os que manifestam idéias contrárias às suas. Em momento algum falei mal de judeus. Disse que, por ser jornalista, deveria se manter neutro em relação ao Oriente Médio, principalmente por ser judeu.
Esquerda? Meu caro, acho que você poderia freqüentar o blog mais assiduamente, antes de fazer comentários que te expõem. Veja, por exemplo, o tópico dos cara-pintadas.
Quanto ao sarcasmo de quem fala de macacão cor de abóbora e sair varrendo as ruas (como se fosse uma profissão indigna) é que deveria ser tratado como preconceito.
E te digo mais: melhor varrer as ruas (que aliás o senhor as utiliza - na grande maioria das vezes limpa - graças ao trabalho deles) do que ser o próprio lixo - Boris Casoy!
[Reply]
on Jan 13th, 2010 at 1:01 pm
Boris Casoy é uma carta marcada para quem o conhece de longa data. O jornalista e ex-assessor presidencial, Ricardo Kotsho, o citou em seu livro “Do golpe ao planalto - uma vida de repórter” como uma das mais intransponíveis barreiras dentro da redação.
O cloacanews já citou a figura tb. Inclusive o cloaca é um dos melhores blogues sobre mídia. Já pintaram lá no São botequim réplicas aos posts do Sr. Cloaca.
O fato é que Boris Casoy é um ícone do jornalismo por tempo de carreira, mas está longe de o ser por competência. Lembro-me de uma ocasião na qual ele utilizou a Tevê - uma concessão pública - para proclamar radicais “editoriais” em horário nobre. Até a iluminação do estúdio ficou mais sombria, dando o clima de seu veneno.
Me espanta que isso seja chamado de jornalismo. Comentários engraçadinhos entre as notícias. Jornalismo é imparcial, mas talvez isso seja uma utopia no jornal do Mr. Boris…
Enfim,
abraços!
[Reply]
on Jan 14th, 2010 at 5:33 am
Achei o comentário do Bóris sobre os garis de extremo mal gosto.
Poxa, jornalista, cara renomado e conhecido da TV Brasileira, que a gente espera o máximo de bom senso, fazendo um comentário ignorante e preconceituoso. Vemos quem ele realmente é.
[Reply]
on Feb 1st, 2010 at 10:57 am
E alguém ainda duvidava que Boris Casoy era da juventude fascista????? Um canalha…
[Reply]