Eu e os também escritores Reinaldo Santos Neves e Caê Guimarães estivemos em Colatina, norte do ES, na quarta-feira passada, dia 16. Patrocinados pelo Sesc, compusemos o trio que, sob a chancela de Café Literário, debateu com um bom público a trajetória do livro, que brota da fértil criação do escritor, passa pela sempre desgastante edição até chegar às livrarias – e, se tudo der certo (e geralmente não dá), chegar ao leitor. Pois é. Esse papo rendeu boa discussão em Vitória, no início do ano. Não foi diferente em Colatina.
Um dos comentários (do meu amigo Charles Mattos) acerca da postagem sobre José Saramago trouxe a notícia de que Geisy Arruda vai lançar um livro. Para os amnésicos, Geisy Arruda é a moça que virou notícia (e ficou famosa) por ter sido vítima de abusos verbais numa faculdade do interior paulista. Fui checar no Gúgol a informação. É à vera. O lançamento prevê uma tiragem 20 vezes maior do que a tiragem de Histórias Curtas para Mariana M, meu último romance, e vai ter, naturalmente, 20 mil vezes mais leitores. Meu livro percorrerá – até chegar ao consumidor, se chegar – uma estrada esburacada cheia de curvas perigosas e precipícios. O livro de Geisy fará o percurso em linha reta, numa estrada recém-asfaltada, e a 300 por hora.
Geisy é admirável porque sabe tirar proveito do Brasil e do interesse dos brasileiros. Eu não sei – e meus queridos amigos Reinaldo e Caê também não. Escrevemos aquilo que não se quer ler, de modo que caçamos leitores como se eles fossem aves raras – e para nós realmente são. Geisy não precisará caçá-los, não precisará sequer de um estilingue. A simples exposição de seu livro merecerá mídia e, independentemente de sua qualidade, deve tornar-se best-seller consumido por todo tipo de leitor: do acadêmico (que o lerá, às escondidas) ao fofoqueiro profissional, passando pela dondoca, pela estudante e pela manicure.
Em meus livros – e também na prosa de Reinaldo – o sexo se faz presente. Às vezes mais estilizado; em algumas passagens, sem a vergonha que o elitiza. Cenas de sexo são sempre bem-vindas: não conheço leitor que não as aprecie. Segundo a matéria no site da Veja, o livro de Geisy possuirá “cenas picantes”, e, tenho certeza, garantirão seu comércio. No último livro de Reinaldo Santos Neves, a obra-prima A Ceia Dominicana, o autor usa e abusa de seu talento para descrever cenas sensuais que se comunicam com Satiricom, de Petrônio, o poeta latino que morreu há quase 2000 anos. É um magnífico espetáculo libertino e intertextual que a maioria dos leitores desta postagem não vai ler.
Acredito que Geisy Arruda não tenha lido Petrônio, assim como creio – sem receio de cometer erros – que seu livro não se dê o trabalho de comunicar-se com textos clássicos. Ela não precisa disso. A comunicação de que ela necessita é com o leitor, e esse ela terá de sobra. Nem precisará participar de Cafés Literários e lamentar-se por não conseguir fazer seu livro chegar ao destino desejado.
p.s. E Bruna Surfistinha? Por onde anda?







on Jun 19th, 2010 at 5:52 am
sr.grijó,
creio que em todos os setores, há os ‘fakes’ a quem chamo de ‘pilotos de boieng’…explico: têm a nave nas mãos, contudo não sabem como tirá-la do chão…quanto mais pilotá-las.
aqui não é diferente, principalmente entre os compatriotas…
todo mundo é tudo ao mesmo tempo, muitas vezes sem saber o que são de fato…o dinheiro compra tudo, ou melhor, manda comprar tudo…mas, não faz homens sensíveis e transformadores…tal qual a letra do poetinha vínícius…’você não tem alegria / nunca fez uma canção / por isso a minha poesia / você não rouba não’…
abraçsonoros
ps. fiquei mais curioso ainda em ler teu livro…rs
Reply
grijo Reply:
June 19th, 2010 at 2:31 pm
Vou enviar um exemplar a vc, aí, no Japão.
Pode esperar.
Abraço, camarada.
Reply
on Jun 19th, 2010 at 9:22 am
É, Grijó.
Meu sentimento nessa situação é simplesmente de náuseas. Eu, que estou descobrindo agora vários bons autores, pegando alguns livros e contos e para ler graças tanto às suas aulas quanto ao seu blog, agora vem uma dessa. Se eu visse alguém na livraria comprando esse livro, seria demais se eu começasse a perder a fé que esse país tem salvação nessa questão da educação? Deveriam proibir esse tipo de coisa, mas se vai vender, fazer o que, já que os bons ninguém compra.
Tenho medo se der na telha dela se candidatar. Não duvido que haverão e-leitores também.
Abraços!
Reply
grijo Reply:
June 19th, 2010 at 2:30 pm
Fácil, Soneghett. Não sei se chegaria a se eleger, mas teria muito mais votos, por exemplo, do que eu.
Abraço.
Reply
Ivo Carassa Reply:
June 23rd, 2010 at 11:36 am
Sabe Grijo, sou forçado a concordar com esse comentario seu. O eleitor (povão), por mais boçal que se mostre, ainda se ilude por uma boa imagem, e principalmente, por simpatia. Arrogância e estrelismo, não costumam agradar muito ao público em geral. Você provavelmente teria varios votos, dentre os eruditos de plantão. Mas os consumidores de “enlatados”, mini séries e novelas, os amantes de revistas de fofoca, provavelmente os leitores de Geisy Arruda, estes não votariam realmente em você.
Acho maravilhoso e necessário, enquanto escritor tambem, mas principalmente um ávido leitor, uma certa dose de erudição, mas vejo como fundamental, até mesmo para que os “cegos do castelo” possam se sentir atraidos por algo muito mais edificante, como a litaratura, ver pessoas em seu meio apresentando uma dose mais generosa de SIMPLICIDADE, HUMILDADE e um NARIZ MAIS AO NIVEL DO HORIZONTE.
Cada qual tem sua natureza obviamente, mas me pergunto as vezes, porque Deus não nos envia mais ‘Guimarães Rosas’ ou mais ‘Coras Coralinas’ ?
Mas não é necessario divagar muito para se ter essa resposta: Estrelas cadentes não são visiveis em todo o tempo.
Pérolas, são unicas.
Parabéns por sua obra e seu trabalho Prof Grijó, profissionalmente o Sr. mereçe reconhecidas saudações. Bom dia.
Reply
grijo Reply:
June 23rd, 2010 at 7:31 pm
Agradeço, Ivo.
Valeu.
on Jun 19th, 2010 at 12:51 pm
Rapaz, quase o título do seu post poderia entrar na série “Livros para quê…”, mas, nesse quase absurdamente melancólico.
Abraços
Reply
grijo Reply:
June 19th, 2010 at 2:29 pm
Sim, melancolia em estado puro.
Mas há quem diga que melancolia, de verdade, é precisar de leitores.
Abraço.
Reply
on Jun 19th, 2010 at 6:55 pm
É lamentável ter que aceitar que “as coisas são assim mesmo”…
Na área musical tb acontece tanto, né?
Reply
on Jun 19th, 2010 at 11:32 pm
Queira ou não, Grijoe, ela deve estar, também, se vingando dos homens primitivos da faculdade dela, que não é do interior paulista, mas de um bairro da capital paulista. Pena que é com lixo. Ela poderia, por exemplo, fazer letras antes. Não na Uniban, é claro, porque essa faculdade é de qualidade duvidosa. Mas poderia tentar um convite do BBB11 onde a Globo e ela lucrariam com a audiência – já que é o dinheiro pelo dinheiro- e deixariam a literatura em paz.
Mas os bons autores estão por aí, e você, por exemplo, dificulta tudo, pois tem obras inacessíveis para mim. Seus livros vão para o Japão, mas não para São Paulo. A senha é ler Petrônio antes?
ML
Reply
grijo Reply:
June 20th, 2010 at 12:55 am
Aos amigos distantes envio um exemplar, sempre que possível, Maria.
Mande-me o endereço que enviarei um exemplar. Estou batalhando com a editora uns exemplares de oferta – daqueles que são enviados à imprensa e ela não dá a mínima, já que não sou ingrediente de panela.
Abraços.
Reply
ML Reply:
June 21st, 2010 at 8:50 pm
Sério?
Reply
grijo Reply:
June 21st, 2010 at 11:39 pm
Claro.
on Jun 20th, 2010 at 10:33 pm
Ela vai vender muito mais, culpa dessa podridão que é o leitor brasileiro. que pena! E bruna surfistinha vai ter seu livro virando filme!!!
Reply
grijo Reply:
June 20th, 2010 at 11:53 pm
Sei disso. E será que terá tantos espectadores quanto leitores? Muito mais, certamente.
Reply
on Jun 21st, 2010 at 11:16 am
Massao Ohno e José Saramago nos guardem nessa hora.
Vou usar esse……não, não há nome que traduza……fato, digamos, como argumento da crônica dessa semana em A Gazeta. Abraço.
Reply
grijo Reply:
June 21st, 2010 at 11:39 pm
Esperemos, então.
Abraço.
Reply
on Jun 21st, 2010 at 6:56 pm
Grijó,
Bruna Surfistinha….
Melhor que eu ela deve estar. Se eu conseguir terminar meu livro já me será uma grande alegria.. (quem dirá vê-lo numa livraria….)
Os livros hoje, e talvez a algum tempo, não precisam de conteúdo algum….
vide crepúsculo…..
Não quero me equiparar a grandes escritores…
E muito menos a Geyse, ela vai vender muito mais que eu……..
Mas é fato que a boa literatura esta destinada a morrer em blogs, websites e livros de tiragens…
Soframos….
Reply
grijo Reply:
June 21st, 2010 at 11:38 pm
Nem tanto ao alto mar, nem tanto à praia, Pedro. Há bons autores por aí, sendo editados. O que falta é leitor.
Reply
on Jun 21st, 2010 at 10:50 pm
Pô, grijó.
ia ser massa isso na calçada.
=*
Reply
grijo Reply:
June 22nd, 2010 at 3:19 pm
Cheguei a pensar nisso, Aline, mas resolvi tomar posse, hehe. A propósito, espero a publicação do texto sobre erotismo e literatura.
Reply
on Jun 21st, 2010 at 10:59 pm
Já escrevi sobre isso. Concordo com você, infelizmente, porém, ainda há esperança quando vejo alguém lendo um Machado de Assis(mesmo sendo poucos)… Sorte a nossa(ou não) que sabemos apreciar a divina arte literária e apreciamos bons livros
Reply
on Jun 22nd, 2010 at 12:01 am
vendo o blog agora me veio uma coisa a mente…provavelmente me encontrarei com Saramago no inferno…
Em um mundo em que geisy arruda escreve um livro a ideia é cada vez menos ruim
Reply
on Jun 22nd, 2010 at 2:03 am
O lamento é devido à falta de leitores?
Se o público (ou a falta de) for a questão, mude o espetáculo. Além de sexo, pode-se tentar fé, misticismo e auto-ajuda. Misturando os três, então, acho que fica imbatível. Talves consiga até se tornar um acadêmico, quem sabe?
Reply
grijo Reply:
June 22nd, 2010 at 3:18 pm
É verdade. Vou pensar no assunto.
Reply
Remo Reply:
June 22nd, 2010 at 9:45 pm
mas se for executá-la, faça antes o caminho Vitória-Anchieta a pé. Para dar inspiração….
Reply
on Jun 22nd, 2010 at 9:40 am
mas quem pode garantir queo livro dela não é mais interessante que os de vcs?
Reply
grijo Reply:
June 22nd, 2010 at 3:17 pm
Vc pode, Gessivaldo. Faça o seguinte: leia-os e depois entre em contato.
Reply
on Jun 23rd, 2010 at 4:08 pm
Po Grijó. Talvez eu esteja errado, ou olhando por outro lado. Mas ao meu ver, a questão da qual vc está tratando não é de literatura, mas sim de mercado. O conteúdo de um livro é arte (ou não), mas o livro em si é um produto. O que se vende é um produto. E, quanto mais complexo é o produto, quanto mais ele necessita de dedicação para que o consumidor tire o devido proveito dele, mais segmentado, é claro, será seu público. Se a intenção de um artísta é vender, ele não pode esperar que os consumidores se transformem para atender aos “requisitos” de sua obra. Ele quem tem que produzir conforme as necessidades e desejos do consumidor. Isso vai comprometer a qualidade? claro. Mas quem se propoê a vender tem que fazer esse sacrifício.
Reply
grijo Reply:
June 23rd, 2010 at 7:30 pm
Na verdade nem falo de mercado, mas de leitores, Matyah. Aparentemente, um não existe sem o outro, mas, de fato, é possível que haja leitores interessados que não signifiquem, necessariamente, êxito comercial. O que afirmo é que Geisy terá muito mais leitores que eu.
Mas essa afirmação sua é questionável. Flaubert foi best-seller. Zola também. Jorge Amado, bem ou mal, era um grande contador de histórias, e foi campeão de vendas, assim como João U. Ribeiro e Rubem Fonseca. Nem sempre é necessário sacrificar sua arte por conta do sucesso comercial.
Abraço.
Reply
on Jun 24th, 2010 at 4:26 pm
Ah sim, com certeza. Também acredito nisso. Na verdade eu não acho que um artísta deva “sacrificar” suas obras pelo êxito comercial. Só acho que quem se propôe a isso, tem que compreender que deve agradar a um gosto comum. Geisy deve vender muito por causa disso. Como você bem disse no texto, ela será consumida por todo tipo de público, do acadêmico à manicure. Claro, como você disse, isso reflete o (péssimo) interesse dos leitores hoje em dia. Mas, fazer o que né, c’est la vie.
Reply
on Jul 4th, 2010 at 7:05 pm
Eu sempre admiro a capacidade do nosso povo de inventar e aceitar tolices. O Brasil chegará ao fim dos tempos brejeiro e apatetado. Depois do patriotismo apócrifo, Geisy Arruda. Qual será a próxima?
Reply
on Apr 9th, 2012 at 6:05 am
Ivo carassa não é só o povão que consome porcaria não,tem muita gente endinheirada que adora.
Reply